Rio Cachoeira


A bacia hidrográfica do Rio Cachoeira, com área total de 84,82 quilómetros quadrados, esta totalmente inserida na área urbana de Joinville.

A região das nascentes do Cachoeira localizam-se no bairro Costa e Silva, nas proximidades junção da rua Rui Barbosa e Estrada dos Suíços com a BR101. Ao longo dos seus 149 quilómetros de extensão, o Rio Cachoeira recebe a contribuição de vários afluentes, passa pela área central da cidade e desemboca na baía da Babitonga.

Os principais afluentes do Rio Cachoeira são: Itaum, Bucarein, Jaguarão, Mathias, Morro alto, Mirandinha e Alto Cachoeira.

A bacia do Cachoeira ocupa uma região relativamente plana. As nascentes encontram-se em uma altitude de 40 metros, aproximadamente. No entanto a maior parte do percurso do canal principal situa-se entre 5 e 15 metros de altitude. A foz caracteriza-se como uma região estuarina, sob a influência das marés, onde encontram-se áreas remanescentes de manguezais.

Durante os períodos de subida da maré, pode-se verificar a inversão do fluxo da água do Cachoeira, até quase a metade do seu percurso, causada pela entrada da água salgada pelo canal.

As baixas altitudes junto à foz, combinadas com o efeito das marés e das chuvas, causam frequentes problemas de inundações na região, atingindo também alguns afluentes principalmente os rios Itaum, Bucarein, Jaguarão e Mathias.

No que se refere à qualidade, o Rio Cachoeira apresenta graves problemas de poluição tanto de origem doméstica quanto industrial. Com praticamente 100% da bacia hidrográfica ocupada, o Rio Cachoeira recebe os efluentes gerados nas residências e por grande parte das atividades econômicas.

A rede de coleta de esgotos domésticos atinge apenas 16,4% da área da bacia. Os efluentes domésticos gerados no restante da bacia são despejados na rede de drenagem pluvial, contaminando córregos e rios. Com relação aos efluentes industriais, as pequenas e médias industrias distribuídas em toda a bacia e que não possuem estação de tratamentos de efluentes, são as principais responsáveis pela poluição química do Rio Cachoeira.